Compare a propaganda de Chivas Regal e opine
Assistir a esses dois comerciais de Chivas de alguma forma nos mostra a mudança da imagem do masculino de antes (cerca de uns 5 anos atrás) e de hoje. Se antes os filmes do whisky sempre aludiam a um clube do bolinha, de homens isolados entre seus pares, saboreando o melhor da vida, sempre associando a uma imagem de sofisticação e privilégio para poucos (como é o caso de uma pescaria no meio do gelo), neste último filme, que está no ar agora, é interessante notar que as situações mostram mais o coletivo, já com a presença feminina e um apelo ao "cavalheirismo" (Chivalry) politicamente correto. Não se vê mais homens ingerindo a bebida e nem mesmo pegando a garrafa diretamente. Não se vê mais a riqueza relacionada a mera posse financeira. Em tempos de emancipação feminina no mundo do trabalho, agora apela-se ao quase "esquecido" cavalheirismo, a uma confraria ainda majoritariamente masculina, mas já composta por mulheres em pé de igualdade, além de pedagogicamente orientar os homens a "serem homens". Não deixa de ser um posicionamento corajoso em um segmento tão tradicional. Assista aos filmes e faça seu comentário.
Filme Atual
Filme anterior
Filme Atual
Filme anterior
Comentários
Ao mesmo tempo que é testemunha da chegada do trem da Vale nas entranhas da Amazônia, em seu trabalho de pós doc. em campo, aqui nesse espaço ela coloca a reflexão de como o mundo hermético dos homens de negócio, que tomam whisky, hoje aparecem no último comercial do Chivas ao lado de mulheres que merecidamente, também como ela, já deixaram de ser meras coadjuvantes e assumem papéis cada vez mais decisivos na sociedade.
Sílvio di Sant’Ana