Logos, Pathos e Ethos do novo comercial da Nike com Luis Fabiano
O novo filme da Nike, criado pela F/Nazca, é um presente para professores de Criação Publicitária. Em suma, porque entender e transmitir aos alunos as dimensões do pathos, logos e ethos em que se baseia a ação dramática nunca foi tarefa fácil. Ao lançar mão da referência a fábula de Cigarra e da Formiga (logos), mostrando o Luis Fabiano de formiga (suando a camisa) em contraponto a "esperta" cigarra (óbvia referência a alguns de nossos jogadores "celebrity stars"), o filme conduz à ótima frase de fechamento "Rala que Rola" (ethos). Didático e inteligente, o filme funciona como os contos de fadas (pathos), por meio de uma narrativa simples (ótima narração infanto-juvenil com sotaque meio estrangeiro), acionam o imaginário para falar de coisas muito sérias, e cuja lição é sempre óbvia. Só que nesses tempos dominados por cigarras, é sempre bom ver a Nike e a F/Nazca valorizarem as formigas.
Comentários
Eu prefiro "Take it to the next level" a "Rala que rola". Gosto do comercial dirigido pelo Guy Ritchie com trilha do Eagles of death metal, banda paralela do Josh Homme (Queens of the stone age).
Nike:Take It To The Next Level - Directors Cut
http://www.youtube.com/watch?v=tsizQdNKhGg
Nike: Take It To the NEXT LEVEL
http://www.youtube.com/watch?v=anwlpTgbQTE