Música e Internet: Quando os dois se entendem (1)

Tudo bem que o surgimento da Internet e a possibilidade de baixar músicas ao invés de comprar CDs ferrou a indústria fonográfica, fazendo com que as grandes gravadoras tivessem que rebolar pra manter seu ganha-pão. Mas vamos concordar: por outro lado abriu um monte de novos horizontes pra quem vive de música, seja tocando, ouvindo ou vendendo.

Um desses novos horizontes é o Last.FM. Tudo começa com um convite: digite seu artista ou música favorita e comece a ouvir. Depois que as cortinas se abrem, você descobre que pode compartilhar seu gosto com seus amigos, grupos, através de tags ou também com seus vizinhos (o site descobre pessoas com gosto semelhante ao seu e as mostra em uma caixa ao lado).

Assim se cria uma rede social focada em música, na qual os próprios usuários definem qual é a melhor banda do momento, organizam eventos e até montam bandas. Uma coisa legal de se ver também são os badges, complementos criados pra mostrar seu gosto de uma forma que seja mais a sua cara (o número ao lado é um deles).

Comercialmente o Last.FM poderia ser melhor explorado. Eu poderia, por exemplo, receber propagandas de eventos mais relacionados ao meu perfil, mas tudo o que chega é pasta dental e jam session em Londres :P Quem sabe, com o tempo eles não melhoram isso?

P.S.: Aproveite e confira o que estou ouvindo. É grátis e não dói!


----------------
Now playing:
Sergio Mallandro - Gluglu
via FoxyTunes

Comentários

Postagens mais visitadas