Ah, você não sabe? Procure na internet!

Ontem na volta do almoço eu conversava com alguns colegas quando alguém começou a falar de negócios e mencionou a forma como os judeus ganham seu dinheirinho suado.

Tava tudo indo muuuuito bem quando um deles perguntou: "De onde vem a estrela de Davi?" A dúvida não durou muito tempo até que alguém dissesse: "Sei lá, procura na internet!"

Eu nem lembro como acabou essa conversa, mas o mais interessante é que hoje em dia temos total acesso à informação que quisermos, não importa onde estivermos. Quando pensamos em pesquisar algo novo, o primeiro lugar que se pensa (se não um dos primeiros) é o Pai Google ou a Mãe Wikipedia, ou ainda os Fóruns espalhados por aí, com assuntos variados desde hardware até astrologia.

Mas qual é a graça, se podemos pesquisar tudo isso numa Enciclopédia Barsa da vida? A grande sacada está em um dos conceitos da Web 2.o: a criação coletiva. Desse jeito, as referências de pesquisa se tornam mais acessíveis, pois são atualizadas assim que muda algo (quando surge um lançamento em informática, por exemplo, os fóruns mostram comparativos feitos pelos próprios usuários), e ainda por cima mais confiáveis, pois você sabe que o conteúdo é feito por pessoas, outra pessoa pode corrigir os erros e distorções, se for o caso.

Qualquer pessoa pode contribuir para manter um verbete atualizado, criar um comercial ou até ajudar a construir um novo produto. Basta compartilhar o que sabe e ter alguns conehecimentos básicos em ferramentas da internet, como HTML e CSS, pra começar.

Comentários

Postagens mais visitadas